Dilma Goés



                   DILMA GÓES

Dilma Sales de Barros Góes, nasceu em 05 de julho de 1944, em Paineiras, Município de Itapemirim, Espírito Santo. Em 1966 formou-se no Curso de Arte Decorativa realizado no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Em 1973, fez um Curso de Especialização em Tapeçaria, ministrado por Yeddo Titze no Centro de Artes da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e em 1980, Mestrado em Interior Design realizado em Nesbbit School na Universidade de Drexel, Philadelfia, Estado da Pennsylvania, Estados Unidos. Foi nessa ocasião que Dilma tomou contato com a técnica de “enrolado” ou de “weaving without loom”. 
Foi professora assistente do Centro de Artes da Universidade Federal do ES de 1968 a 1992 ministrando as disciplinas de Decoração de interiores, Oficina de fibras têxteis, materiais e técnicas de utilização. Foi professora na UVV no ano de 2001, ministrando a disciplina de Composição e cor para o Curso de moda e é Professora na UNIVIX desde 2000, ministrando as disciplinas de Desenho de Arquitetura de Interiores para o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Dilma Góes teve participação intensa em atividades técnicas, científicas e culturais no âmbito das artes, especialmente nas artes plásticas. Em relação a sua poética, Góes tece sem tear e emprega a técnica do entrelaçamento com inusitados materiais. Trabalha com feltros, entretelas, papéis, plástico, juta, não estabelecendo limites para suas pesquisas sempre aliando técnica, seriedade, criatividade e sensibilidade, explorando assim as potencialidades dos materiais.
Entre trabalhos publicados, exposições individuais e exposições coletivas foram 87 participações, sendo a primeira exposição em 1973 e como último registro consta a coletiva “De Amores e Utopias”, na Galeria Ana Terra, em março de 2009. Atualmente, Dilma Góes reside e tem o seu ateliê no Bairro de Jardim da Penha em Vitória. 

Obra e arquivos

Um comentário: