Elisa Queiroz



    Elisa Queirós

Maria Elisa Moreira Queirós é natural de Macaé, RJ. Nasceu em 1974 e faleceu em 2011. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, seu trabalho incorpora, segundo a artista, sua relação com o desejo, a “ansiedade e a necessidade de abrigo”. 
Figura 1 - Macarrão aos frutos do Mar (2002)

Numa interação produtiva com os dogmas da sociedade ocidental de consumo e supervalorização da beleza, utiliza-se, por vezes, de materiais comestíveis e incorpora um humor divertido e desafiador ao criticar os estereótipos de beleza e moda que fazem parte do mundo atual, como na instalação “Piquenique na Relva com formigas” ou "Macarrão aos frutos do mar", autos-retratos feito, entre outras coisas, com biscoitos, papel de arroz, tinta comestível e calda de açúcar.
O material consiste em alguns cadernos e principalmente folhas avulsas, mais mídias digitais. Os documentos de processo da artista em suporte tradicional (papel) se concentram no começo de suas atividades artísticas e consistem em desenhos que tem como elemento principal a questão do corpo, formas orgânicas (figura 01), que permeia praticamente toda sua produção, e formas orgânicas, algumas resgatadas em obras posteriores (figura 02) e estudos para instalações (figura 03)
 A artista possui também material digital disponibilizado em CD onde mostra o processo de desenvolvimento de seu trabalho. 

2 comentários: