Gilbert Chaudanne








      GILBERT CHAUDANNE



Nascido em Besançon, França, em 1948. Gilbert Chaudanne Mudou-se para o Espírito Santo em 1985, depois de transitar entre o Nordeste Brasileiro e a França. 

“Se acrescento que as cores do Estado do Espírito Santo são as mesmas que as da França (um pouco mais pálidas, entretanto) e que a Trilogia Azul, Branco e Vermelho são as cores da Madona, não há como escapar, para mim dessa bela, terna e eterna Madona – Amor Fati – cheiro de destino.”(Chaudanne G. , A cor do Ser, 2006)


  
Figura 1 : as cores são uma marca regsitrada no projeto poético deste francês radicado no Espírito Santo.


A produção de Gilbert Chaudanne e constante e ininterrupta, o uso de suporte fixos para anotações de informações sobre seus projetos acontece desde sua chegada ao ES, seu hábito de anotar ideias, lembretes sobre exposições para criar texto, dados relativos a clientes e vendas de obras, além de imagens e resumos de textos lidos remete a sua chegada no Espirito Santo.


 
Figura 1: página de anotações. Caneta sobre papel.

Com nos adverte os estudiosos do processo de criação, só temos acessos a efeitos textuais das escolhas, ou seja, a ação corretiva ou as rasuras, propriamente ditas. Pois poderemos resgatar parte do pensamento do artista, momentos de dificuldade, de procura pela imagem ideal, cada composição e analisada através da construção plástica e pessoal da época, em sua busca de uma execução final que contenha conceitos que almejava. 
Ao analisar estes documentos, ver os rastros desse tecer novas relações ou simplesmente reconhecer as relações existentes da obra, e reconhecer o pensamento em mutação constante do artista, nos aproximamos do gesto inacabado da criação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário