Hilal Sami Hilal



 HILAL SAMI HILAL



Hilal Sami Hilal é capixaba, é descendente de família Síria, nasceu e trabalha na cidade de Vitória (ES). Iniciou sua pesquisa com o papel em 1977, tendo sido influenciado pelas obras de Antônio Dias; estudou no Japão práticas milenares do papel artesanal e trouxe esse aprendizado para a construção de sua obra.

Figura 1: Sherazade (2007), papel


O artista tem como matéria uma pasta de trapos de algodão que lhe permite desenhar direto no chão. Após secos, esses desenhos se transformam em rendilhados, mantos vazados e escrituras peculiares, bordados, arabescos e rocailles, elementos textuais, alfabetos, letras que se materializam, ganham volumes e gamas de cores fortes que despertam para a sua qualidade física e plástica.

Suas obras reafirmam o domínio sobre a matéria e a tecnologia, evidenciando um jogo matérico e cromático no qual o artista vai colocando camadas de papéis artesanais umas sobre as outras produzindo assim um universo de rugosidade, cavidade e superfícies, que geram espaços vazios e revelam uma formação cultural híbrida

           





Nenhum comentário:

Postar um comentário